Metadatos de indexación

Essa eu vou postar: Explorando as relações entre narcisismo, uso do Instagram e a moderação da autoestima


 
Dublin Core Elementos de metadatos PKP Metadatos para el documento
 
1. Título Título del documento Essa eu vou postar: Explorando as relações entre narcisismo, uso do Instagram e a moderação da autoestima
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Renan Pereira Monteiro; Universidade Federal de Mato Grosso; Brasil
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Tatiana Medeiros Costa Monteiro; Centro de Estudos da Família e do Indivíduo, Brasil
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Vitória Crancio Maciel; Universidade Federal de Mato Grosso; Brasil
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Fabio Nasser de A. Masotti; Universidade Federal de Mato Grosso; Brasil
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Igor Matheus de Souza Freitas; Universidade Federal de Mato Grosso; Brasil
 
2. Creador/a Nombre de autor/a, institución, país Juarid Candido; Universidade Federal de Mato Grosso; Brasil
 
3. Materia Disciplina(s) Psicologia; Personalidade; Quantitativo
 
3. Materia Palabra/s clave Narcisismo; Instagram; autoestima; moderação
 
4. Descripción Resumen

O narcisismo envolve características como exibicionismo, grandiosidade e necessidade constante de ser admirado. Tais características apontam o papel fundamental que este traço de personalidade pode ter para explicar o uso do Instagram. Esta rede social parece ser um cenário propício para que os narcisistas possam se autopromover e manterem seu autoconceito grandioso e irrealístico, buscando feedback positivo por meio de curtidas, visualizações e comentários. Nesta direção, o presente estudo objetiva analisar o papel preditor do narcisismo em relação ao uso do Instagram, testando o papel moderador da autoestima. Participaram 207 usuários desta rede social, sendo identificado que narcisistas tendem a passar mais tempo no Instagram, postam mais fotos e stories, atribuindo muita importância a receber feedback (curtidas e visualizações). Ademais, verificou-se que a importância atribuída a receber feedbacks foi mais forte entre os narcisistas que possuem baixa autoestima, sendo que receber curtidas e visualizações pode ser uma forma de compensação para os baixos níveis nesta variável. Portanto, observa-se que o uso do Instagram pode ser explicado por meio do narcisismo, podendo haver interações com a autoestima, dando importantes insights para se entender o uso problemático desta rede social.

 
5. Editorial Institución organizadora, ubicación Facultad de Psicología - Universidad de la República
 
6. Colaborador/a Patrocinador(es)
 
7. Fecha (DD-MM-AAAA) 2020-08-31
 
8. Tipo Estado y género Trabajo original
 
8. Tipo Tipo Estudo correlacional, quantitativo
 
9. Formato Formato de archivo PDF (Português (Brasil))
 
10. Identificador Identificador uniforme de recursos https://revista2.psico.edu.uy/index.php/revpsicologia/article/view/659
 
11. Fuente Título; vol., núm. (año) Psicología, Conocimiento y Sociedad; Vol. 10, Núm. 2 (2020): Psicología, Conocimiento y Sociedad (Agosto-Octubre 2020)
 
12. Idioma Español=es pt
 
13. Relación Archivos complementarios Carta de compromisso (58KB)
 
14. Cobertura Localización geoespacial, periodo cronológico, muestra de investigación (sexo, edad, etc.)
 
15. Derechos Derechos de autor/a y permisos

Psicología, Conocimiento y Sociedad aplicará la licencia internacional de atribuciones comunes creativas (Creative Commons Attribution License). Bajo esta licencia, los autores retienen la propiedad de copyright de los artículos pero permiten que, sin que medie permiso de autor o editor, cualquier persona descargue y distribuya los artículos publicados en la revista. Los artículos y autoras/es deberán ser citados. Esta licencia facilita el acceso abierto, gratuito y libre a trabajos originales científicos y artísticos.

Atribución 4.0 Internacional

Los autores/as se comprometen a aceptar las condiciones de esta nota de propiedad intelectual, que se aplicarán a este envío cuando sea publicado en esta revista.